terça-feira, 23 de agosto de 2011

Professor Günter Zöller discute niilismo estético de Nietzsche em conferência na UFMG

Na próxima quarta-feira, dia 31 de agosto, o professor Günter Zöller, da Ludwig-Maximilians-Universität München (informações aqui), fará uma conferência na Escola de Música da UFMG, Campus Pampulha, às 10:30h, na sala 3003, tendo como título "A atividade propriamente metafísica do homem: Nietzsche acerca da justificação estética do mundo". O professor Zöller defende como tese central de sua conferência que a estética em Nietzsche é submetida a uma radical reconceitualização. Para os que se interessarem pelo tema e pela conferência, que será ministrada em alemão com projeção simultânea da tradução, seguida de debate com possibilidade de tradução simultânea das questões e com respostas em inglês do professor Zöller, segue uma pequena sinopse do conteúdo da conferência:


A exposição da metafísica de artista de Nietzsche que apresentaremos nesta conferência está centrada na concepção de niilismo, em seu duplo aspecto de diagnóstico e de terapêutica. O niilismo enquanto “niilismo da fraqueza” deve fornecer uma crítica à modernidade decadente e enquanto “niilismo da força” deve constituir uma alternativa à modernidade. Procuramos nesta conferência situar o niilismo na confrontação com a moderna soteriologia estética tal como ela se encontra presente na metafísica da vontade de Arthur Schopenhauer e no drama político musical de Richard Wagner. Como conclusão, serão debatidas as implicações e consequências do niilismo estético para a poética mediante a consideração da modernidade musical e lírica. Para tanto serão confrontados dois pequenos ensaios de Gottfried Benn dedicados à constelação moderna entre niilismo e pessimismo com alguns de seus “Não-poemas” tardios, juntamente com sua musicalização contemporânea por Boris Blacher. (G. ZÖLLER)

2 comentários:

  1. É necessário se inscrever pra assistir a palestra?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Luiz Henrique, não é necessário se inscrever para assistir a palestra. Basta procurar pela sala 3003 na Escola de Música na quarta que vc será muito bem-vindo.

    ResponderExcluir